
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Verdelhos
O coração da Natureza
Situada a cerca de 20km da Covilhã e a 10km de Manteigas, sopé da montanha a 570m, está a vila de Verdelhos.
Uma vila marcada ainda pela agricultura rudimentar com cerca de 2500 cabeça de gado caprino, esta gente vive sobretudo da agro-pecuária, embora a camada mais jovem seja absorvida pelas fábricas texteis da Covilhã, protegidos pelo ventre da Serra da Estrela.
Este povoado, com cerca de 1500 habitantes, é caracterizado também pela simpatia e hospitalidade dos seus locais que fazem dele uma verdadeira comunidade onde todos se entreajudam.
A partir dos anos 60 um número elevado de pessoas emigrou para França provocando uma quebra significativa.
As antigas casas de xisto, abundante na região, são agora modernas habitações descaracterizando a vila. Pode ouvir-se pela madrugada os guizos e sinos dos burros e das cabras que sobem os montes ou pela tarde quando regressam,cansados mas satisfeitos...
A Jeropiga de Verdelhos é uma das melhores do país e acompanhada com o saboroso Queijo da Cabra de Verdelhos, fazem uma ementa que só por si merecem a ida a Verdelhos.
Verdelhos primeiramente Verdete, foi refúgio de uma amante de D. Dinis, casada com o rei espanhol que tentava conquistar Portugal na altura.
Ora, o rei ao saber de tamanha traição exilou a promiscua mulher.
E foi então que ela descobriu Verdelhos, a que chamou Verdete devido à pureza do seu estado natural onde o verde se alcitava pelas encostas.
O ar da Montanha, mais puro que o ar do mar, é isento de poeiras e microorganismos acima dos 1000 metros de altitude e exerce uma acção tonificante sobre o metabolismo celular, tornando todos os desportos praticados na montanha excelentes para o desenvolvimento muscular, o tórax e a resistência física. Verdelhos é o sitio ideal que se pretende descanso e aventura ao mesmo tempo.
A serenidade da Montanha acalma o mais exaltado dos seres, mas também consegue animar o mais enfadonho.
Desde calmas caminhadas pelo povoado, onde existem 2 igrejas, uma delas a Igreja Matriz aos passeios pedestres ou de jipe, fazem desnudar Verdelhos.
No verão, um dos seus ex-libris, a barragem enche-se de pessoas que aqui vêm banhar-se no meio das trutas, geralmente repovoadas pela Reserva Natural de Sarzedo.